STF destaca papel do jornalismo profissional na defesa da democracia

Instituição que representa um dos alicerces da democracia, o Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou a sessão plenária de ontem com um discurso em favor do jornalismo independente e do combate à desinformação. O presidente da Corte, ministro Luiz Fux, fez referência ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado na última terça-feira, e destacou o papel da comunicação na preservação dos valores democráticos.

“A imprensa livre é um dos pilares da nossa democracia e, por isso, em nome do Supremo Tribunal Federal, gostaria de cumprimentar o trabalho desenvolvido por todos os setoristas do STF, jornalistas de todo o Brasil, cinegrafistas, fotógrafos, editores, redatores, todos aqueles que diariamente ajudam na produção e divulgação de notícias e que se prestam a informar a nossa sociedade, propiciando sua autodeterminação, suas escolhas e juízo de valor”, disse Fux.

A ministra Cármen Lúcia endossou a fala do presidente da Corte e destacou que o direito à informação está expresso na lei. “Não há democracia sem imprensa livre. Acho que é algo bem simples de ser entendido. O direito à informação é previsto no inciso 33 do artigo 5º da Constituição”, ressaltou.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s