Putin enviará um ‘alerta apocalíptico’ ao Ocidente durante evento do Dia da Vitória, diz agência

O presidente Vladimir Putin enviará um “alerta apocalíptico” ao Ocidente quando liderar as comemorações na segunda-feira (9) marcando o 77º aniversário da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista, brandindo o vasto poder de fogo da Rússia enquanto suas forças lutam na Ucrânia.

Desafiador diante do profundo isolamento ocidental desde que ordenou a invasão do vizinho russo, Putin falará na Praça Vermelha diante de um desfile de tropas, tanques, foguetes e mísseis balísticos intercontinentais, segundo apurou a agência Reuters.

Um sobrevoo sobre a Catedral de São Basílio incluirá caças supersônicos, bombardeiros estratégicos Tu-160 e, pela primeira vez desde 2010, o avião de comando Il-80 “apocalipse”, que levaria o alto escalão da Rússia no caso de uma guerra nuclear , disse o Ministério da Defesa.

Nesse cenário, o Il-80 foi projetado para se tornar o centro de comando móvel do presidente russo. Está repleto de tecnologia, mas detalhes específicos são segredos de estado russos.

O líder do Kremlin, de 69 anos, comparou repetidamente a guerra na Ucrânia ao desafio que a União Soviética enfrentou quando os nazistas de Adolf Hitler invadiram em 1941.

“A tentativa de apaziguar o agressor às vésperas da Grande Guerra Patriótica acabou sendo um erro que custou caro ao nosso povo”, disse Putin em 24 de fevereiro, quando anunciou o que chamou de operação militar especial na Ucrânia.

“Não cometeremos tal erro uma segunda vez, não temos o direito”, completou ele.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s