Ministro da Ucrânia pede à Alemanha que ajude país a se tornar membro da UE

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, pediu à Alemanha que assuma a liderança no processo que levará a Ucrânia a se tornar parte da União Europeia.

Em um vídeo postado no Facebook no domingo, Kuleba disse que durante sua visita a Berlim no início da semana, ele teve “uma discussão muito racional com os alemães sobre a Ucrânia se tornar parte da UE”.

“Eu disse a eles que vai acontecer de qualquer maneira. É inevitável que a Ucrânia receba um status de candidato mais cedo ou mais tarde. As elites alemãs têm a opção de liderar esse processo e inscrever seus nomes na história da Europa ou ainda acontecerá, mas sem sua liderança”, acrescentou.

O ministro também discutiu o embargo de petróleo russo, atualmente debatido pelos estados-membros da UE, e a questão do embargo de gás russo também surgiu durante sua visita.

Após sua reunião com autoridades alemãs, Kuleba também se engajou em conversas com ministros das Relações Exteriores do G7 e disse que “receberam a ideia de que é necessário congelar os ativos russos e transferi-los para a Ucrânia para ajudar a reconstruir nosso país. Estamos falando de centenas de bilhões de euros aqui.

Além disso, (o) G7 disse que está pronto para participar da reconstrução da Ucrânia, da reconstrução de suas cidades e infraestrutura. Você sabe que o presidente da Ucrânia tem uma ideia dos países para assumir o controle de certas regiões ou cidades que foram afetadas pela guerra e nossos parceiros acolhem essa ideia.”

Kuleba também pediu “uma solução para remover o bloqueio russo à exportação de produtos agroindustriais ucranianos para o mundo. Neste momento, a agressão russa está levando o mundo à fome. É por isso que é importante trabalhar também com os países africanos. Queremos que eles ajudem a resolver esse problema.”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s