Diálogo e troca de experiências marcam o início da Visita ad Limina

Os bispos, arcebispos e o administrador diocesano do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) estiveram em sete organismos da Cúria Romana, nos dois primeiros dias da Visita ad Limina Apostolorum. Em cada encontro, os pastores dividiram experiências e receberam orientações da Igreja de acordo com a área dos departamentos.

Os membros do episcopado participam juntos de todas as reuniões, sempre após a celebração da Santa Missa em uma basílica papal. No entanto, em cada dicastério, congregação, comissão ou secretaria um pastor é destacado para saudar os presentes e abrir a conversa que dura cerca de um hora.

A programação de reuniões teve início na segunda-feira (16) na Congregação para a Educação Católica com a saudação do bispo da Diocese de Mossoró (RN), dom Mariano Manzana. Em seguida, a comitiva da CNBB NE2 esteve na Congregação para a Causa dos Santos, onde o arcebispo de Olinda e Recife (PE), dom Fernando Saburido, fez a abertura do encontro.

O primeiro dia oficial da Visita ad Limina encerrou com um momento do episcopado do Nordeste 2 com representantes do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização. O diálogo foi aberto pelo bispo da Diocese de Guarabira (PB), dom Aldemiro Sena.

Nesta terça-feira (17), após Missa na Missa na Basílica de São João de Latrão, que é a Catedral de Roma, o bispo de Garanhuns (PE) e presidente da CNBB NE2, dom Paulo Jackson abriu o encontro na Congregação para os Bispos. O organismo tem como secretário um brasileiro, o arcebispo Ilson de Jesus Montanari.

Seguindo com a programação, os religiosos foram à Secretaria de Estado da Santa Sé, setor responsável pelas relações diplomáticas da Igreja com as nações. Nessa reunião, a saudação e a mensagem de abertura foram feitas pelo bispo da Diocese de Caicó (RN) e vice-presidente da CNBB NE2, dom Antônio Carlos Cruz Santos.

“Eles sempre abrem um momento para perguntas e para o diálogo. É sempre muito enriquecedor”, avalia dom Antônio Carlos.

O bispo da Diocese de Cajazeiras (PB) e secretário-geral da CNBB NE2, dom Francisco de Sales iniciou a audiência na Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. O segundo dia da Visita ad Limina foi concluída com o encontro na Comissão para a América Latina aberto pelo bispo da Diocese de Petrolina (PE), dom Francisco Canindé.

Agenda
Quarta-feira, 18 de maio:
7h30 – Santa Missa na Basílica de Santa Maria Maior
9h30 – Congregação para o Clero
11h – Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica
12h – Congregação para a Doutrina da Fé
17h – Dicastério para a Comunicação

Mais cedo, o blog noticiou que o bispo da Diocese de Afogados da Ingazeira, Dom Egídio Bisol – presidiu a Santa Missa na Basílica de São João de Latrão, em Roma.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s