Com o aumento de doenças respiratórias nas crianças, Pernambuco abre novos leitos de UTI

Devido ao aumento dos casos de doenças respiratórias nas crianças em Pernambuco e a sobrecarga nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), o Governo do Estado vai abrir, nas próximas duas semanas, 80 novas vagas de UTI pediátrica. No ano passado, Pernambuco registrava, em média, 53 solicitações por leitos de UTI infantil por semana no mesmo período sazonal. Na semana passada, o número triplicou e chegou a 150.

O anúncio foi realizado, nesta quarta-feira (18) durante coletiva de imprensa com o secretário de Saúde, André Longo e o médico pediatra, membro da Sociedade Brasileira de Imunizações e vice-presidente da Sociedade de Pediatria de Pernambuco, Eduardo Jorge da Fonseca.

Aliada à abertura de leitos, o governo nomeou 369 concursados para reforçar a rede pública estadual de Saúde. Do total de convocados, são 72 médicos, 129 analistas em saúde (profissionais de nível superior), 166 assistentes em saúde (profissionais de nível médio), além de dois fiscais de vigilância sanitária. Dentre os médicos, 14 são pediatras e 46 são fisioterapeutas, que irão reforçar os plantões em unidades de referência em pediatria.

Além disso, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) autorizou o reforço nas escalas de plantão de pediatria e de fisioterapia nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estaduais e está realizando capacitações dos profissionais.

O secretário de Saúde, André Longo, afirma que a situação é grave e é o “pior momento da pediatria em muitos anos”.

“Nós estamos vivendo um grande aumento de casos de doenças respiratórias como nunca havíamos visto, com um maior grau de severidade e uma maior frequência de solicitação de leitos pediátricos. Desta vez, com foco nas crianças de até 2 anos predominando o vírus sincicial respiratório (VRS), e naquelas maiores de 2 anos predominando o rinovírus humano (HRV). A rede privada também está pressionada”, destacou.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s