Guerra na Ucrânia ficará muito pior para a Rússia, diz analista à TV estatal russa

Um analista militar deixou uma mensagem clara para os telespectadores da televisão estatal russa: A guerra na Ucrânia ficará muito pior para a Rússia, que enfrenta uma mobilização em massa apoiada pelos Estados Unidos enquanto o país está quase totalmente isolado.

Desde que o presidente Vladimir Putin ordenou a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro, a mídia estatal russa – e especialmente a televisão estatal – tem apoiado a posição do Kremlin. Poucas vozes dissidentes tiveram tempo de transmissão.

Isso pareceu ter mudado na noite de segunda-feira (16), quando um conhecido analista militar fez uma avaliação contundente ao principal canal de televisão estatal da Rússia sobre o que Putin classifica como a “operação militar especial”.

“Você não deve engolir tranquilizantes informativos”, disse Mikhail Khodaryonok, um coronel aposentado, ao talk show “60 Minutes” no Rossiya-1 apresentado por Olga Skabeyeva, uma das jornalistas mais pró-Kremlin da televisão.

“A situação, francamente falando, vai piorar para nós”, disse Khodaryonok, um convidado regular da TV estatal que costuma fazer avaliações francas da situação.

Ele disse que a Ucrânia poderia mobilizar 1 milhão de homens armados.

Khodaryonok, colunista militar do jornal gazeta.ru e formado em uma das academias militares de elite da Rússia, alertou antes da invasão que tal medida não seria do interesse nacional da Rússia.

A invasão da Ucrânia pela Rússia matou milhares de pessoas, deslocou outros milhões e aumentou o medo do confronto mais sério entre a Rússia e os Estados Unidos desde a crise dos mísseis cubanos de 1962.

Khodaryonok e Skabeyeva não foram encontrados para comentar.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s