Rússia anuncia corte total de fornecimento de gás para Finlândia a partir de sábado

A operadora de gás da Finlândia Gasum anunciou nesta sexta-feira (20) que a Rússia cortará todo o fornecimento de gás natural para o país a partir da madrugada de sábado (21).

O corte, segundo a operadora finlandesa, foi feito por conta da recusa da Finlândia em pagar em rublos pelo fornecimento desse combustível fóssil, o que a Gasum se recusou a fazer.

Em toda a Europa, cerca de 30% de todo o gás consumido vem da Rússia.

“A Gazprom (estatal russa de gás) informou à Gasum que todo o fornecimento de gás natural para a Finlândia previsto em contrato será cortado a partir das 04h de sábado (21)”, afirmou o CEO da companhia, Mika Wilkanen. “É lamentável que o fornecimento previsto em contrato seja rompido”.

A companhia finlandesa afirmou que, com a reserva que ainda tem, será possível manter o abastecimento de gás aos consumidores finais “pelos próximos meses”.

“Nós já estávamos nos preparando para esta situação e não haverá interrupção na transmissão de gás aos consumidores, por isso seremos capazes de continuar fornecendo gás pelos próximos meses”, completou o comunicado.

Diante das dezenas de sanções econômicas impostas por países europeus e pelos Estados Unidos, a Rússia começou a exigir o pagamento em rublos, a moeda local, pelos insumos exportados pelo país.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s