Governador de Alagoas diz que vai decretar emergência por causa das chuvas

O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), informou nesta quarta-feira (25) que vai assinar um decreto de situação de emergência por causa das fortes chuvas que provocam estragos em diversos municípios do estado. A declaração foi dada em entrevista coletiva no Palácio República dos Palmares, onde momentos antes aconteceu uma reunião com prefeitos das cidades atingidas.

“O Estado vai assinar decreto de emergência para que tenha condições de agir com celeridade, com rapidez, para que tenha condições de atender essas pessoas de maneira mais rápida possível, tanto com material, com cestas nutricionais, colchões, cobertores, com abrigo… foi isso que propusemos na reunião com os prefeitos”, afirmou Paulo Dantas, sem dizer quando assinaria o decreto.

Ao longo do dia, foram registrados danos em pontes, estradas, rodovias e barragens em diversas regiões do estado. Em Penedo, choveu 260 milímetros, maior volume já registrado desde que o índice pluviométrico passou a ser monitorado, em 1935.

“Temos um número já expressivo de pessoas desabrigadas, especialmente nos municípios de Rio Largo, Coruripe, Feliz Deserto”, disse o governador.

Alguns pontos do estado demandam maior atenção, de acordo com Paulo Dantas, como a Lagoa Mundaú, “que já está quase no seu limite… e temos situações que são mais críticas, a nossa orientação é que todos saiam das áreas de risco”.

Chuva continua até o final da semana

Deve continuar chovendo sem trégua em Alagoas até o final da manhã de quinta (26), segundo a Sala de Alerta da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Na região Sul do Estado já choveu, desde terça (24), mais de 250 milímetros, o que era esperado para o mês inteiro.

De acordo com o meteorologista Vinícius Pinho, o tempo instável deve se estender até sexta (27), mas já sem a chuva contínua, que demanda maior atenção.

“Estamos desde ontem [terça] com uma chuva contínua, que deve durar até quinta, no final da manhã. À tarde, essa chuva vai deixando de ser contínua. Mas a nossa expectativa é de que até sexta o tempo continue instável e chuvoso”, disse Pinho.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo aviso nesta quarta com grau de severidade de “grande perigo” por causa das chuvas que atingem o estado.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s