Ponte cede, moradores ficam ilhados e vizinhos usam caixa d’água para enviar doações através de rio, em Jaboatão

Uma ponte cedeu por causa das chuvas e moradores de uma comunidade ficaram ilhados em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, desde o sábado (28). Com isso, vizinhos resolveram enviar doações em uma caixa d’água, boiando pelo Rio Jaboatão, para minimizar o sofrimento de quem, há cinco dias, sofre com os efeitos do temporal que matou mais de 100 pessoas.

A ponte que caiu liga o Engenho Santana às regiões mais centrais de Jaboatão. A estrutura, segundo os moradores, era secular e não suportou a força da enxurrada. Um poste que ficava em cima da ponte também foi derrubado, deixando as famílias sem energia elétrica. O fornecimento de água potável também foi interrompido.

Do outro lado da ponte, moradores se juntaram para tentar minimizar o sofrimento dos vizinhos. Eles, que também estão sem energia e água potável, colocam alimentos e materiais de higiene dentro de uma caixa d’água vazia, que é atravessada pelo rio várias vezes por dia.

“Conseguimos algumas doações de moradores e outras da prefeitura. Dos dois lados da ponte, o pessoal está precisando muito, mas no Engenho Santana eles estão ilhados. O pessoal diz que essa ponte foi construída pelos holandeses”, disse a autônoma Priscila Rotondaru, cuja casa virou um ponto de apoio para o recebimento de doações.

Não bastasse a necessidade, os moradores precisam se arriscar puxando a caixa d’água para pegar as doações, em meio à forte correnteza. O que usam de apoio para a travessia é o fio de fornecimento de energia que atravessava a ponte e que, agora, fica na altura da água.

“Hoje, pelo que vimos, chegou um helicóptero que conseguiu deixar doações para o pessoal do outro lado, mas ainda estão sem energia, como nós também estamos”, disse Priscila Rotondaru.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s