Acidentes com bicicletas cresceram 11% no Brasil em 2021

Uma consequência do aumento no número de ciclistas nas ruas é o crescimento dos casos de acidentes graves com ciclistas no Brasil. De 2020 para 2021 houve um aumento de 11% no total de sinistros. Em números absolutos foram 14.416 casos em 2020 e 16.070 em 2021.

Entre os tipos de acidentes, a colisão traseira foi responsável pela maioria dos acidentes com ciclistas no Brasil.

“O Brasil possui a sexta maior frota de bicicletas circulando pelo mundo, com 70 milhões de unidades, ficando atrás apenas de países como a China, a Índia, os EUA, o Japão e a Alemanha. Quarto maior produtor mundial, o país coloca no mercado cerca de 4 milhões de novas unidades por ano”, informa a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet)

Ainda segundo a Abramet, aqueles que se deslocam através de bicicletas têm oito vezes maior probabilidade de morrer em um sinistro de trânsito do que ocupantes de um veículo de passeio.

“O uso crescente da bicicleta como meio de transporte e o consequente aumento das lesões decorrentes desse tipo de deslocamento tornam essencial que nós busquemos as melhores e mais atuais evidências científicas, para orientar os usuários e estimular a formulação de políticas públicas para tornar mais seguro e saudável o uso da bicicleta no Brasil”, justifica o diretor científico da Abramet, Flávio Emir Adura.

Com relação a quantidade de acidentes, Pernambuco registra uma redução de 2020 para 2021. Foram 628 acidentes em 2020 e 554 em 2021, o que representa uma redução de 12%.

Em todo o Brasil, a maioria dos acidentes ocorreram na faixa etária de pessoas com 20 a 29 anos. Há registro de 2.670 sinistros.

Confira o quadro com informações sobre o tipo de acidente mais comum:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s