Tempestades na França provocam uma morte, 15 feridos e 15 mil casas sem luz

Tempestades violentas que atingiram grande parte da França no último sábado (4), deixaram uma pessoa morta, 15 feridas e 15 mil casas sem energia, informaram as autoridades neste domingo (5).

“Há 15 feridos, dois deles gravemente, e uma pessoa morta em Rouen”, informou o ministro do Interior, Gérald Darmanin, anunciando o balanço das tempestades que afetaram os transportes e causaram danos agrícolas significativos.

Na cidade de Rouen (noroeste), uma mulher de 30 anos morreu presa debaixo de um veículo, depois de ser arrastada por um “fluxo de lama”, disse o ministro.

Entre os feridos gravemente, está um adolescente de 13 anos “em estado crítico”, informou Darmanin à imprensa. No total, cerca de 2.400 bombeiros realizaram cerca de 3.500 intervenções de socorro.

Foram contabilizados 50 mil relâmpagos, acrescentou o ministro. Segundo Darmanin, “é a primeira vez em 20 anos” que uma parte tão importante do território francês é simultaneamente afetada por tempestades. Cerca de 15 mil casas ainda estavam sem energia na manhã deste domingo.

O ministro do Interior disse que vai propor que seja decretado “estado de catástrofe natural” para que os atingidos possam agilizar os procedimentos junto às seguradoras.

Em Loir-et-Cher, no centro da França, 30 mil escoteiros reunidos para um acampamento de fim de semana tiveram que ser conduzidos para um local seguro, muitos dentro do castelo de Chambord.

“A tempestade começou por volta das 16h30. Durou alguns minutos, mas foi relativamente forte, e uma rajada de vento derrubou as barracas dos escoteiros”, disse um porta-voz, Damien Tardy, à AFP. “Dez mil jovens, entre 8 e 12 anos, refugiaram-se dentro do castelo com a colaboração da prefeitura”, acrescentou.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s