Boris Johnson enfrenta voto de desconfiança no Parlamento e pode deixar o cargo

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, deve enfrentar nesta segunda-feira (6) a votação de uma moção de desconfiança no Parlamento britânico, o que pode derrubá-lo do cargo. A moção é uma consulta se os parlamentares confiam que o primeiro-ministro tem capacidade para permanecer liderando o governo.

Johnson é contestado no cargo após meses de escândalos éticos, principalmente sobre festas que quebraram as regras sanitárias em prédios do governo durante a pandemia de Covid-19. O caso ficou conhecido como ‘Partygate’.

O Partido Conservador, mesmo do premiê, conseguiu ativar a votação após 15% dos seus parlamentares apresentarem o pedido. Graham Brady, funcionário do partido, informou que 54 dos 359 parlamentares pediram que a votação fosse feita no Parlamento.

Johnson precisa de 180 votos para permanecer no cargo. Se ele perder, o partido vai precisar escolher um novo primeiro-ministro.

A previsão é de que a sessão do Parlamento para votar a moção desconfiança aconteça entre 18h e 20h desta segunda-feira, no horário local (14h e 16h, pelo horário de Brasília).

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s