Finlândia construirá muros na fronteira com Rússia

Preocupada com sua segurança após a invasão russa da Ucrânia, a Finlândia reforçará sua fronteira com a Rússia com cercas – anunciou o Ministério do Interior nesta sexta-feira (10).

Diante do temor de que Moscou possa usar imigrantes para exercer pressão política, o governo finlandês prepara modificações legislativas para facilitar a construção de cercas mais fortes em sua fronteira de 1.300 quilômetros com a Rússia.

“O objetivo da lei é melhorar a capacidade operacional da guarda fronteiriça para responder a ameaças híbridas”, disse à AFP Anne Ihanus, assessora do Ministério do Interior.

“A guerra na Ucrânia contribuiu para a urgência desta questão”, acrescentou.

Hoje, as fronteiras da Finlândia têm, em sua maior parte, cercas de madeira, usadas para impedir o deslocamento do gado.

“O que queremos construir agora é uma cerca robusta com um efeito de barreira real”, disse a diretora da divisão jurídica da guarda de fronteira finlandesa, Sanna Palo.

“Muito provavelmente a cerca não cobrirá toda fronteira leste, mas se concentrará nos locais considerados mais importantes”, explicou.

A Finlândia apresentou, recentemente, sua candidatura para ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), e a Rússia advertiu que a adesão seria “um erro grave com consequências de longo alcance”.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s