EUA e aliados dizem que responderão ‘rapidamente’ em caso de teste nuclear norte-coreano

Os Estados Unidos e seus aliados preparam uma resposta rápida diante da possibilidade de que a Coreia do Norte realize um novo teste nuclear, afirmou nesta segunda-feira (13) o chefe da diplomacia americana, Antony Blinken.

“A Coreia do Norte completou os preparativos para (realizar) outro teste nuclear, e acredito que só precisa de uma decisão política” para agir, disse o ministro das Relações Exteriores sul-coreano, Park Jin, durante uma coletiva de imprensa em Washington. Para ele, um novo teste provocará novas sanções internacionais.

“Seguimos preocupados com a perspectiva do que seria um sétimo teste nuclear”, o primeiro desde 2017, afirmou Blinken.

“Estamos em contato muito estreito com nossos aliados e parceiros próximos, a começar pela República da Coreia, Japão e outros, para poder responder rapidamente. Estamos prontos para ajustar nossa posição militar a curto e longo prazo, o quanto for necessário”, disse ele.

A Coreia do Norte multiplicou os lançamentos de mísseis balísticos, incluindo os intercontinentais. Desde o mês passado, Washington se prepara para quebrar sua moratória sobre testes nucleares.

Blinken, prometeu manter “a pressão” até o líder norte-coreano, Kim Jong-un, mudar de atitude. Ele disse que os EUA seguem abertos ao diálogo direto “sem condições prévias”.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s