Alunos com Covid frequentam aulas em escola estadual da Zona Oeste de SP após médico de UBS dar atestado de apenas 4 dias

Pelo menos dois alunos de uma escola estadual da Zona Oeste da capital paulista frequentaram aulas com teste positivo para Covid-19 e sintomas na última semana porque o médico os afastou por apenas quatro dias e a escola não aceitou a justificativa da ausência, de acordo com a mãe de um deles.

Os estudantes frequentam o primeiro ano do ensino médio na Escola Estadual Sólon Borges Reis, no Rio Pequeno. Ambos foram atendidos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim D’Abril, também na Zona Oeste.

Uma mãe contou ao g1 que o filho de 15 anos teve de voltar à escola após quatro dias porque tinha prova, e a escola não aceitou a justificativa da doença porque o atestado médico só dava quatro dias de afastamento.

“Ele teve sintomas há 12 dias e foi ao posto, fez o teste, e a médica só passou quatro dias para ele ficar em casa. Ele voltou para a escola em uma terça, e o professor ficou indignado de um aluno com Covid estar na sala”, conta.

Apesar da indignação do professor, a escola não aceitou o afastamento dos alunos com Covid-19 ao fim do período de atestado, mesmo que eles ainda estivessem com sintomas, de acordo com o professor e a mãe ouvidos pelo g1.

“Na escola, eles falaram que não podiam fazer nada se o médico deu só quatro dias. Aí eu falei que não ia mandar ele para a escola porque não era justo ele transmitir para os colegas. Eu disse que sabia que ele ficaria com falta, mas que estava justificando a ausência dele. Aí me disseram que sem atestado não tem justificativa”, afirmou a mãe.

Em nota, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informou que, para casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, o protocolo atual define o afastamento de sete dias a partir do início dos sintomas. Desta forma, caso os sintomas tenham começado há três dias, o atestado médico será de quatro dias a contar a partir da data da avaliação médica.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s