Dom e Bruno: Após críticas à nota da PF sobre mandante, investigação se reposiciona

A nota em que a Polícia Federal afirma que a investigação do crime contra Bruno Pereira e Dom Phillips não aponta para um mandante provocou fortes críticas dentro e fora da corporação, além de uma onda de cobrança por respostas a lacunas ainda em abertas na investigação.

“As investigações também apontam que os executores agiram sozinhos, não havendo mandante nem organização criminosa por trás do delito. Por fim, [o comitê de crise] esclarece que, com o avanço das diligências, novas prisões poderão ocorrer”, dizia a nota da PF publicada na sexta-feira (17).

Chamou atenção de integrantes da própria Polícia Federal, nos bastidores, a posição categórica da nota, ainda no início da investigação – o que foi definida por policiais federais ouvidos pelo blog como “precipitada”, “resposta a pressões devido à repercussão “ e “erro de comunicação”.

A avaliação é a de que a PF não costuma dar resposta conclusiva em tão pouco tempo e que não precisava ter se posicionado dessa forma antes de todas as linhas de investigação se esgotarem e de todas as pendências serem sanadas.

Por exemplo: ainda não foram interrogados, segundo fontes da própria corporação, agentes políticos com quem Bruno Pereira deveria se encontrar no dia em que sumiu. Também faltam explicações para a defesa dos assassinos ter sido feita, num primeiro momento, por procuradores das cidades de Atalaia do Norte e de Benjamin Constant.

Nas palavras de um delegado, “essa história tem que ser contada no inquérito, e o seu relatório tem que ser convincente e ter lastro”.

Diante desse quadro, a PF deve ouvir agentes políticos nesta semana e também pode promover acareações entre criminosos para esclarecer informações contraditórias.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s