
A internet foi acessada por 81% da população brasileira em 2021, segundo a pesquisa TIC Domicílios. O levantamento é feito anualmente pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) e constatou que:
1/3 dos mais pobres não tem acesso à internet;
Acesso à internet na zona rural passou de 53% para 73% ;
50% dos brasileiros têm TV conectada à internet;
Faixa etária mais conectada é a de pessoas entre 16 e 24 anos;
Regiões Sul, Norte e Centro-Oeste têm os maiores índices de uso de internet no Brasil;
46% dos usuários compraram produtos e serviços pela internet;
70% dos usuários recorreram à internet para buscar informações ou serviços públicos.
A edição de 2020 da pesquisa, publicada no ano passado, também demonstrou que 81% da população tinha acesso à internet no Brasil. Mas aquele levantamento usou metodologia diferente para atender às necessidades de distanciamento no pico da pandemia de Covid-19, incluindo a coleta de dados por telefone.
Agora que a pesquisa voltou a ser feita pessoalmente, os pesquisadores do Cetic.br explicam que o ideal é comparar os novos resultados com a edição de 2019, que também teve essa metodologia. Assim, o grupo de usuários de internet no país cresceu 7 pontos percentuais em dois anos.
“A comparação com os resultados de 2020 deve ser feita com cautela. Em 2020, tanto o questionário quanto o método de coleta tiveram que ser adaptados para a emergência sanitária”, explica Fábio Storino, coordenador da pesquisa do Cetic.br, ao g1.