Zelensky acusa Rússia de “terrorismo insano” em reação ao ataque ao shopping

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky acusou a Rússia de ter “terroristas totalmente insanos” em referência ao ataque aéreo em um shopping em Kremenchuk, no centro da Ucrânia. O bombardeio deixou ao menos 18 mortos.

Nesta terça-feira (28), Zelensky disse o mundo deve parar com o “terror russo”.

“Estes não são ataques de mísseis fora do alvo em jardins de infância, escolas, shopping centers, prédios de apartamentos, são ataques calculados dos invasores. A Rússia deve ser reconhecida como um patrocinador estatal do terrorismo. O mundo pode e , portanto, deve parar o terror russo”, afirmou o presidente ucraniano.

O ataque ao shopping na segunda-feira (27), além de deixar 18 mortos, deixou dezenas de desaparecidas. Líderes na cúpula do G7 na Alemanha chamaram o ataque de “abominável” e “um crime de guerra”.

A União Européia chamou o ataque de “ato hediondo”, acrescentando em um comunicado.

“O bombardeio contínuo de civis e objetos civis é repreensivo e totalmente inaceitável e equivale a um crime de guerra”, diz a nota da entidade.

Respondendo ao ataque, Moscou disse que atingiu uma fábrica de armas e munições fabricadas no Ocidente, vizinha ao que chamou de shopping “inoperante”.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s