Incêndio em prédios no Centro de SP atinge 1ª Igreja Ortodoxa do Brasil, fundada em 1904

O incêndio que danificou pelo menos cinco imóveis no Centro de São Paulo, na noite de domingo (10), atingiu também a primeira igreja ortodoxa do Brasil. A Paróquia Ortodoxa Antioquina da Anunciação a Nossa Senhora foi fundada em 1904, e fica na Rua Cavalheiro Basílio Jafé, vizinha a um dos prédios.

Até a última atualização desta reportagem o Corpo de Bombeiros continuava tentando apagar as chamas dos edifícios. O fogo teria começado num prédio de 10 andares na Rua Barão de Duprat.

Um sacristão e um zelador ouvidos nesta segunda-feira (11) pelo g1 disseram que há documentos históricos dentro do local e que, segundo o Corpo de Bombeiros, o interior da igreja foi atingido, mas ainda não foi possível entrar no imóvel para saber quais foram os danos e prejuízos causados pelas chamas.

“Ficamos muito tristes. Temos informações de que o fogo atingiu a igreja, mas ainda não sabemos os danos. É a primeira igreja ortodoxa fundada no Brasil, em 1904. Os arquivos dela são grandes e tem informações da religião e história do nosso povo. É um patrimônio histórico da colônia síria e libanesa no Brasil”, disse Edilon Pinheiro, sacristão da Catedral Metropolitana da Arquidiocese que cuida das igrejas ortodoxas em São Paulo.

De acordo com Edilon, não havia ninguém dentro da igreja quando o fogo atingiu a quadra onde também foram danificados mais quatro imóveis. “O Sacristão chegou para trabalhar lá, mas foi impedido. Segundo informações dos bombeiro, o fogo atingiu a igreja”.

“A Igreja da Anunciação a Nossa Senhora, no centro antigo da grande metrópole de São Paulo nos remete à história de uma das maiores imigrações que nosso país já presenciou”, informa trecho da apresentação sobre a paróquia no seu site oficial.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s