Dia Mundial do Rock: saiba a origem da data celebrada nesta quarta (13)

Se é verdade que “Deus é brasileiro”, por que o rock não seria? E para provar que este é um gênero tupiniquim, somos o único país do mundo a comemorar o Dia Mundial do Rock, nesta quarta-feira, 13 de julho. A data marca a apresentação do Live Aid, em 1985, um megaevento mundial, realizado no Wembley Stadium, em Londres; e no John F. Kennedy Stadium, na Filadélfia (EUA), que teve o objetivo de chamar a atenção para o problema da fome na Etiópia.

Brasil adotou a data
Naquele 13 de julho, subiram ao palco grandes artistas, como B. B. King, Madonna, Paul McCartney, U2 e a banda Queen, em sua famigerada apresentação retratada na cinebiografia do grupo “Bohemian Rapsody”. Para imortalizar esse acontecimento que contou com dois bilhões de espectadores simultaneamente em mais de 100 países, Phil Collins, em uma de suas aparições, brincou que o dia 13 de julho deveria ser considerado do Dia Mundial do Rock. O fato é que desde os anos 1990 as rádios brasileiras levaram essa sugestão a sério e passaram a comemorar a data anualmente.

RNC em edição especial
Para comemorar o Dia Mundial do Rock, o festival pernambucano Rock na Calçada (RNC) realiza uma edição especial alusiva à data, a partir das 20h, na rua da Moeda, no Bairro do Recife, com shows gratuitos. Abrindo a noite, a banda Virtvs, representante do punk rock underground e do rock autoral recifense.

Em seguida, a banda Come Together faz tributo aos Beatles, com releituras dos principais sucessos do quarteto britânico, um dos ícones do gênero no mundo. Nos intervalos dos shows, o DJ Stoned Set discoteca os clássicos do rock de todos os tempos.

“Rock é rock, seja ele autoral ou cover. Nosso intuito é celebrar a força que o gênero musical tem na história da nossa Cidade e do mundo, homenageando tanto a produção autoral pernambucana quanto os Beatles, que ajudaram a difundir o rock mundo afora”, comenta Du Lopes, produtor e idealizador do festival.

Sete anos de resistência

Essa é a primeira apresentação presencial realizada pelo Rock Na Calçada no Recife desde a pandemia da Covid-19. Após dois anos de atividades remotas, o festival – que passou por São Paulo em maio passado – está de volta à Rua da Moeda, endereço no qual a iniciativa iniciou suas primeiras edições, em 2015.

“Esta edição do Dia do Rock também marca os 7 anos de existência do Rock Na Calçada. Para isso, nada melhor do que estarmos na Rua da Moeda, onde tudo começou”, comenta Du. Esta será a 29ª edição do RNC, que já levou a palco artistas como Juvenil Silva, Gelo Baiano, Mestre Anderson Miguel, Vício Loucos e Mascates.

Sobre o evento
O Festival Rock Na Calçada (RNC) é uma iniciativa cultural do ator e produtor pernambucano Du Lopes. Entusiasta da cena underground do Recife, Du idealizou o festival com a proposta de ocupar espaços públicos da capital pernambucana com shows de bandas independentes, que não figuravam no mercado formal de música e entretenimento.

A primeira edição ocorreu em 2015, na Rua da Moeda, conhecido reduto da boemia e cultura alternativa do Recife. O festival nasceu literalmente como o nome sugere, trazendo bandas da sonoridade rock para tocar abertamente nas calçadas do Recife. De lá pra cá já são 7 anos de existência e 28 edições realizadas, não só na Rua da Moeda, mas em equipamentos culturais como a Torre Malakoff e também noutras cidades – João Pessoa, Natal, Caruaru e São Paulo, até agora.

Indo para além da cena underground, o Rock Na Calçada se consolidou como um projeto que catapultou artistas autorais da cena pernambucana e deu vez e voz a bandas autorais e cover que buscavam espaço para se apresentar e divulgar seus trabalhos. Mais do que Rock, o RNC foi responsável por visibilizar a música pernambucana em sua diversidade, abraçando gêneros como MPB, rap, hip hop, reggae, cultura popular, brega, entre outros.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s