
O Banco Central informou nesta quinta-feira (12) que o nível de atividade econômica do Brasil, medido pelo Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), caiu 0,11% em maio deste ano na comparação com o mês anterior.
O percentual foi calculado após ajuste sazonal, uma espécie de “compensação” para comparar períodos diferentes.
Foi o segundo mês seguido de queda do índice que mede a atividade econômica. Em abril, a queda foi de 0,64%, dado revisado nesta quarta pelo Banco Central.
O Índice de Atividade Econômica é conhecido como uma “prévia do PIB”. O Produto Interno Bruto (PIB) é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o responsável por divulgar o resultado oficial do PIB, mas a cada trimestre, e não mensalmente, como é o IBC-Br. Também há diferenças na metodologia de cálculo (saiba mais no fim desta reportagem).
Ainda segundo o Banco Central, a atividade econômica brasileira cresceu 3,74% em maio na comparação com o mesmo mês de 2021.
No acumulado deste ano, a economia, segundo o IBC-BR, avançou 2,08%. Em 12 meses, a alta registrada é de 2,66%. Os dados são sem ajuste sazonal.