Índice do Banco Central aponta queda de 0,11% da economia em maio

O Banco Central informou nesta quinta-feira (12) que o nível de atividade econômica do Brasil, medido pelo Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), caiu 0,11% em maio deste ano na comparação com o mês anterior.

O percentual foi calculado após ajuste sazonal, uma espécie de “compensação” para comparar períodos diferentes.

Foi o segundo mês seguido de queda do índice que mede a atividade econômica. Em abril, a queda foi de 0,64%, dado revisado nesta quarta pelo Banco Central.

O Índice de Atividade Econômica é conhecido como uma “prévia do PIB”. O Produto Interno Bruto (PIB) é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o responsável por divulgar o resultado oficial do PIB, mas a cada trimestre, e não mensalmente, como é o IBC-Br. Também há diferenças na metodologia de cálculo (saiba mais no fim desta reportagem).

Ainda segundo o Banco Central, a atividade econômica brasileira cresceu 3,74% em maio na comparação com o mesmo mês de 2021.

No acumulado deste ano, a economia, segundo o IBC-BR, avançou 2,08%. Em 12 meses, a alta registrada é de 2,66%. Os dados são sem ajuste sazonal.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s