Pernambuco autoriza vacinação contra a Covid-19 para crianças de 4 anos

Após reunião entre representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e secretários municipais de Saúde, nesta segunda-feira (18), Pernambuco liberou a vacinação contra a Covid-19 para crianças com 4 anos de idade. Na última quarta-feira (13), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da CoronaVac para o público de 3 e 4 anos.

De acordo com a SES-PE, iniciar a imunização das crianças com quatro anos tem como objetivo garantir a aplicação das duas doses desse público, devido ao baixo quantitativo de estoque e a incerteza quanto ao envio de novas doses pelo Ministério da Saúde (MS). As crianças com 5 anos seguem sendo vacinadas com doses da Pfizer, conforme decisão da Anvisa.

Em Pernambuco, o público estimado é de 154.355 pessoas com 4 anos de idade e 149.786 crianças com 3 anos. Os gestores municipais informaram ao Programa Nacional de Imunizações (PNI-PE) possuírem em seus estoques um total de 323.452 doses do imunobiológico da CoronaVac/Butantan. As doses devem ser utilizadas para proteção em primeira e segunda aplicação, com intervalo de 28 dias entre elas.

Segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, foi realizado um levantamento junto aos gestores municipais sobre os estoques disponíveis.

“Já realizamos levantamento junto aos gestores municipais de seus estoques e já identificamos cidades com quantitativo suficiente, outras com doses excedentes e ainda aquelas que não tem vacina suficiente para esse novo público. O PNI está em contato com as cidades, com as Gerências Regionais de Saúde (Geres) e com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems) para realizar o esforço operacional necessário para que os municípios com menos doses possam ofertar o imunizante para sua população”, destacou o secretário.

O PNI Estadual encaminhou ao Ministério da Saúde as informações repassadas pelos gestores municipais. A expectativa é de que, ainda esta semana, o órgão federal se posicione sobre o andamento da campanha.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s