Simone Tebet diz que tripé da campanha será economia verde, agenda social e ‘governo afetivo’

A pré-candidata do MDB à Presidência da República, senadora Simone Tebet (MS), afirmou nesta segunda-feira (25) que o plano de governo de sua campanha, se homologada pelo partido, será baseada em um “tripé” composto por “economia verde”, agenda social e “governo afetivo”.

“Nós temos que fazer o desenvolvimento sustentável, e economia verde é um dos tripés do nosso plano de governo. Temos um tripé muito claro, portanto, três grandes pernas a sustentar o nosso programa de governo”, declarou.

“Um [lado] é social, que já falamos da fome, da miséria, da desigualdade – de um lado, transferência de renda; outro lado, educação de qualidade, com a União cuidando do ensino infantil e do ensino médio. Do outro lado, um governo afetivo, parceiro da iniciativa privada, que não vê o empresariado como adversário. E o terceiro é economia verde, desenvolvimento sustentável”.

A declaração foi dada na sabatina da “Central das Eleições”, da GloboNews. O programa entrevistará também os candidatos André Janones (Avante), nesta terça (26), e Ciro Gomes (PDT), nesta quarta-feira (27).

Os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PP) também foram convidados, mas não confirmaram presença no prazo estipulado em reunião.

Tebet também disse estar “tranquila” sobre a confirmação de sua candidatura pelo MDB – a chapa também deve ser apoiada pela federação PSDB-Cidadania –, mesmo com contestações internas de alas do partido pró-Lula e pró-Bolsonaro.

“É uma ala minoritária do MDB que sempre esteve com o Lula. […] Como é que você vai exigir menos dessas pessoas? Eles foram ministros do presidente Lula, há de se entender que hoje eles façam uma opção nesse primeiro turno pelo presidente Lula. Isso é democracia, sem nenhum problema. Agora, é minoritário, é a minoria da minoria do MDB”, disse.

Mais temas

Veja, abaixo, o que Simone Tebet disse sobre outros temas durante a sabatina:

Economia sustentável

“Vamos apresentar um programa de economia sustentável, especialmente voltada para o mercado de crédito de carbono, que é uma coisa muito difícil. Tenho conversado com muitos especialistas e nós temos que fazer um programa muito eficiente nesse aspecto, com regulamento muito claro, para evitar que algumas pessoas se aproveitem dessa situação para ganhar dinheiro.”

Forças Armadas e Amazônia

“Primeiro que eles têm expertise e eles têm todo o interesse. Se tem um setor que fala e fala com orgulho da Amazônia são as Forças Armadas. Fazem um trabalho excepcional, em relação, inclusive, ao Pantanal e ao combate ao incêndio. Não dá para jogar responsabilidade numa instituição com a credibilidade das Forças Armadas.”

Disputas por apoio no primeiro turno

“Aqueles que entendem que tem que escolher um lado, eu tenho que compreender, só preciso de um caixote e de um palanque. Eu posso andar na rua porque sou ficha limpa. Eu posso conversar no olho no olho do eleitor e dizer o que eu quero”.

Candidatura

“Uma vez homologada, só eu posso retirar a minha candidatura. De forma alguma [eu retiro minha candidatura]. Não há a menor possibilidade neste sentido”.

Diversidade no primeiro escalão

“Quando eu dei a primeira coletiva como pré-candidata, assim que o Cidadania veio conosco nessa frente, ‘serei candidata pelo MDB, Cidadania e PSDB’. A primeira medida é que nosso ministério vai ser paritário.”

Candidato a vice

“A questão de vice é indicação do PSDB. Faz parte do programa e sei que vai apresentar à nossa coligação o melhor nome. Tasso está pronto para ser vice, se for a vontade do partido e se for esse o melhor projeto. Tasso é um irmão político que eu tenho, é uma das poucas boas coisas que me aconteceu nos últimos anos na vida política […] Então, Tasso estará ou como vice, ou no palanque, ou como coordenador da nossa campanha.”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s