Lula e Bolsonaro impõem condições para participar de debates

Os candidatos à presidência da República Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) têm resistido a participar de debates televisivos antes das Eleições 2022. Eles estão recusando convites e impondo condições específicas para confirmarem presença.

A CNN suspendeu, ontem, a realização do debate que aconteceria no próximo dia 6 por causa da ausência dos dois.

De acordo com a colunista Malu Gaspar, de O Globo, Bolsonaro tem duas exigências para confirmar a participação nos debates: ele exige a presença de jornalistas que não lhe sejam “hostis” e que as perguntas sejam formuladas por um “pool” de entrevistadores de diferentes grupos midiáticos.

O objetivo do presidente, segundo a colunista, é ter um maior controle sobre o que será debatido nas conversas, evitando questões como o esquema de rachadinhas do seu antigo gabinete como deputado federal e outros escândalos do governo.

Já o ex-presidente Lula também estaria exigindo que as questões fossem criadas por um “pool” de jornalistas variados. No entanto, a motivação seria outra: o petista diz que não tem tempo disponível para aceitar todos os convites para debates, e que a integração entre veículos agradaria a todos.

Outro pedido de Lula seria a confirmação da presença de Bolsonaro nos debates. De acordo com Malu, o petista teme que a ausência do oponente o colocaria em evidência para ser atacado pelos outros presidenciáveis.

Em resposta à Malu Gaspar, a assessoria de Lula negou que a participação do petista estivesse condicionada à presença de Bolsonaro.

Durante a Convenção do Partido Liberal, no último domingo, Bolsonaro desafiou Lula para um debate.

Em seu discurso, o presidente afirmou que poderia encontrar o petista para debater o cargo, caso ele estivesse presente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s