Muticom do reencontro na Diocese de Patos 

Alegria e expectativa marcaram a abertura do 8º Mutirão de Comunicação da CNBB Nordeste 2 (Muticom NE2), nesta sexta-feira (29), no Centro de Treinamento Diocesano de Patos (PB). O evento, que segue até domingo (31), reúne mais de cem agentes da Pastoral da Comunicação vindos de Alagoas, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.

Após acolhida e jantar, os comunicadores participaram de um momento de oração e reflexão da Palavra de Deus, seguido da solenidade de abertura. O bispo da diocese anfitriã desta edição, dom Eraldo Bispo da Silva, deu as boas-vindas e destacou a satisfação em acolher o mutirão.

O religioso ressaltou o tema – “Ambiência digital e a cultura do encontro: pensar a comunicação numa sociedade democrática” – pontuando a importância desse debate nos dias de hoje. Para dom Eraldo, há uma clara comunhão deste mutirão com o magistério do Papa Francisco.

“Papa Francisco tem insistido na busca de superação de uma cultura marcada pela intolerância e pelo esvaziamento do sentido da ética pela vida. Nasce no coração dos discípulos missionários de Cristo o desejo de construir instrumentos que promovam a cultura do encontro manifestada na solidariedade”, afirmou o bispo.

O arcebispo de Natal (RN) e presidente da Comissão Regional Pastoral para a Comunicação Social, dom Jaime Vieira Rocha, declarou que mais do que nunca “é preciso valorizar o máximo a Pastoral da Comunicação”, entendendo que “não podemos perder a oportunidade da comunicação, colaborando com a missão da Igreja”.

O Padre Jerffeson Adelino e Joelma Pinto, respectivamente, assessor eclesiástico e coordenadora da Pascom NE2, recordaram o processo de construção do Muticom que estava agendado para acontecer em 2020, mas foi adiado devido à pandemia de covid-19.

“O tema, para nós, era muito desafiador, porém necessário para 2020. Aí veio a pandemia e potencializou a necessidade de dialogarmos sobre essas mudanças grandes que estão acontecendo na comunicação. A Pascom é convidada para conversar sobre 5G, web 3.0, enfim, acompanhar as novidades que estão acontecendo para que Jesus seja mais conhecido e amado”, disse Joelma.

O coordenador diocesano de pastoral e vigário geral de Patos, monsenhor João Saturnino, lembrou aos participantes do Muticom NE2 que a “comunicação tem que impactar a sociedade e promover mudanças”. A coordenadora da Pascom da diocese, Maria Joseny, completou: “Comunicar Deus, comunicar-se com Deus. O que a era digital nos trouxe? Essa deve ser a nossa pergunta. As ferramentas de comunicação se modernizam, por isso os canais midiáticos precisam estar sempre a serviço da evangelização”.

Após a mesa de abertura, o coordenador da Pascom Brasil, Marcus Tullius, dirigiu uma mensagem aos participantes do Muticom NE2 desejando um frutuoso encontro.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s