Varíola dos macacos: Governadora de Nova York declara estado de emergência

A governadora do estado de Nova York, Kathy Hochul, declarou na sexta-feira (30) estado de emergência por causa da varíola dos macacos. A informação foi publicada em uma rede social.

“Estou declarando uma emergência estadual de desastre para fortalecer nossos esforços contínuos para enfrentar o surto de varíola dos macacos”, escreveu Hochul no Twitter.

Segundo a mandatária, a declaração “permite que o estado responda mais rapidamente e que os profissionais de saúde tomem medidas adicionais que ajudarão a vacinar mais nova-iorquinos”.

A ordem executiva amplia o número de pessoas que podem administrar vacinas contra a varíola, incluindo funcionários do Serviço Médico Emergencial (EMS, sigla em inglês), farmacêuticos e parteiras.

Segundo Hochul, mais de um em cada quatro casos da doença nos Estados Unidos foram registrados em Nova York, tendo um “impacto desproporcional” em alguns grupos de risco.

Dados do governo do estado apontam que Nova York tinha 1.383 casos registrados da doença na sexta-feira, dado mais recente disponível.

No sábado (23), a varíola dos macacos foi declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma “emergência de saúde global”.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s