Salman Rushdie respira por aparelhos e pode perder um olho após ser esfaqueado nos EUA

O escritor britânico Salman Rushdie, cujos escritos o tornaram alvo de ameaças de morte vindas do Irã, respira por aparelhos e pode perder um olho após ser esfaqueado em um evento no estado de Nova York, nesta sexta-feira (12).

Depois do ataque, ocorrido pouco antes das 11h locais (12h de Brasília), Rushdie foi levado de helicóptero ao hospital onde foi submetido a uma cirurgia de emergência.

O escritor estava dando uma palestra no anfiteatro de um centro cultural em Chautauqa, uma cidade no noroeste do estado de Nova York, quando foi atacado.

  • “Apunhalado no pescoço” –

A polícia imediatamente prendeu o agressor, identificado como Hadi Matar, um homem de 24 anos de Fairfield, Nova Jersey, sem detalhar seus motivos.

Rushdie foi esfaqueado no pescoço e no abdômen, disse a instituição. Vários participantes do evento contiveram o agressor antes que ele fosse detido por um policial presente no local.

Um médico administrou os primeiros socorros ao escritor antes da chegada dos serviços de emergência. O entrevistador que estava no palco, Ralph Henry Reese, 73, sofreu uma lesão facial, mas teve alta do hospital.

Carl LeVan, professor de ciência política que estava na sala, disse à AFP por telefone que um homem se jogou sobre o palco e, enquanto Rushdie estava sentado, “o esfaqueou vigorosamente várias vezes” e “tentou matá-lo”.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s