Plano de governo de Tebet vai prever poupança semelhante ao FGTS para trabalhador informal

O plano de governo da candidata do MDB à Presidência da República pelo MDB, Simone Tebet, prevê a criação de uma poupança para trabalhadores informais semelhante ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Pela proposta, a poupança seria alimentada por recursos públicos – como acontece como outros programas de transferência de renda – e poderia ser usada pelo trabalhador em momentos de queda na renda.

Os recursos para essa poupança caberiam dentro do teto de gastos, segundo os assessores de Tebet. “Nao temos nada fora do teto”, diz uma fonte da campanha.

Além da medida, o plano de governo, que deve ser registrado nesta segunda-feira (15), estabelece entre as diretrizes a implementação completa da reforma do ensino médio, “plena valorização da estrutura do SUS” e recriação de ministérios, entre eles o do Planejamento e Orçamento.

O documento defende que os gastos sociais do governo federal sejam reorganizados, com o objetivo de aumentar o valor repassado pelos auxílios, mas com produtos sociais mais segmentados.

Segundo o plano de Tebet, o governo deve “intensificar o monitoramento sobre aqueles beneficiários que mais precisam; revisar e unificar a situação cadastral desses beneficiários entre os programas da área social, da educação e saúde, focando em unidades familiares e/ou residências.”

Em resumo, neste quesito, o foco é na necessidade de uma reorganização da distribuição dos recursos financeiros públicos com objetivo social.

A coordenação de campanha de Simone e a própria candidata reafirmam, em conversas, que a pasta do Planejamento se faz necessária diante da influência do Centrão na distribuição do orçamento e do fraco desempenho do PIB do país.

Em entrevista a Renata Lo Prete, no podcast “O Assunto”, no fim de junho, Simone chegou a dizer que “o ministério do Planejamento e Orçamento é um ministério que vai dizer o seguinte: ‘nós temos programas, nós temos metas, nós temos prazos para cumprir.”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s