Esta quinta-feira (18) é o último dia para se cadastrar e garantir o voto em trânsito

Se você já sabe que no dia 2 de outubro, por algum motivo, não estará na cidade onde vota, mas não gostaria de perder a oportunidade de exercer esse direito, você tem até hoje para dirigir-se a qualquer cartório eleitoral e solicitar o voto em trânsito. Os cartórios em todo o Estado funcionam hoje das 8h às 17h e só atendem quem estiver de máscara. O serviço é gratuito e só funciona presencialmente. A troca pode ser feita apenas para o primeiro ou segundo turno de votação ou para os dois turnos.

A administradora de empresas Eldemberga Granjeiro dos Anjos fez isso na última quarta-feira (17). Ela tem domicílio eleitoral em Salgueiro, no Sertão pernambucano, e vai evitar viajar 510 quilômetros. Foi a um cartório eleitoral de Olinda com o título de eleitor e a carteira de identidade e resolveu tudo em cerca de meia hora. Escolheu votar no Centro de Convenções, uma das alternativas, e já garantiu também o voto em trânsito, caso haja segundo turno.

“É a segunda vez que recorro ao serviço. Fiz em 2018 também.Agora só viajo a Salgueiro para eleições municipais. Superprático e não levei mais que 30 minutos”, atesta.

Como a cidade escolhida é no mesmo Estado de seu domicílio eleitoral, Belga poderá votar para os cinco cargos disputados este ano: presidente, governador, senador, deputado estadual e deputado federal. Se estivesse fora de Pernambuco, ela poderia escolher apenas o nome para a Presidência da República, em cidades com, no mínimo, cem mil eleitores.

Se o brasileiro estiver no exterior, não poderá solicitar o voto em trânsito.

“Ele só vale para quem estiver em território nacional”, informa o assessor de planejamento do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, Acácio Leite. “Mas se o eleitor mora fora do Brasil e estiver no país em qualquer um dos turnos da eleição, e quiser votar, pode fazer o cadastro até hoje”, acrescenta Acácio Leite.

Quem perder o prazo ou não optar pelo voto em trânsito vai precisar justificar a ausência. Para isso, poderá usar o aplicativo e-Título. No dia da eleição ou mesmo depois, sob risco de ficar em débito com a Justiça Eleitoral.

Deficiência

Hoje também é o prazo final para as pessoas que apresentam qualquer deficiência solicitarem um local com acessibilidade para exercerem seu direito de votar. O pedido deve ser feito em qualquer cartório eleitoral pelo próprio interessado ou por curador, apoiador ou procurador..”Esses eleitores deverão escolher lugares próximos as suas casas para facilitar suas vidas”, orienta o assessor de planejamento.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s