Pfizer pede autorização para uso de nova vacina bivalente contra Covid: imunizante usa cepa original e ômicron

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu nesta sexta-feira (19) um pedido da Pfizer para autorização de uso emergencial de uma nova vacina contra Covid-19.

O imunizante é do tipo bivalente: sua fórmula tem base em uma mistura de duas “versões” do Sars-Cov-2: a cepa original, usada na vacina Comirnaty, e a cepa omicron, subvariante BA.1.

“Apesar da versão atual da vacina contra Covid-19 ter consistentemente demonstrado possuir altos níveis de efetividade, protegendo contra hospitalizações e morte em relação tanto ao tipo selvagem, como também às novas variantes de preocupação, a Pfizer tem como premissa sempre buscar novas frentes de abordagem para luta contra pandemia”, declarou a empresa em nota.

A proposta da empresa é que a nova vacina seja utilizada como dose de reforço para a população acima de 12 anos.

Ainda de acordo com o comunicado, a tecnologia empregada na fabricação das vacinas permite atualização rápida das formulações, o que possibilitará, em breve, uma versão atualizada da vacina também para as subvariantes BA.4/BA.5.

A vacina Comirnaty, já registrada pela Pfizer e em uso no Brasil, desde 23 de fevereiro de 2021 é indicada para imunização da faixa etária a partir de 5 anos de idade. Atualmente, há um pedido de ampliação de uso desta vacina para crianças entre 6 meses e 4 anos, que foi apresentado à Anvisa em 1º de agosto deste ano e ainda está em análise. A data de chegada da vacina ao Brasil dependerá da análise regulatória, bem como da definição junto ao Ministério da Saúde.

Na segunda-feira (15), o Reino Unido aprovou o uso da vacina da Moderna, que também é ambivalente, e será usada como dose de reforço para adultos.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s