Cuba anuncia que começará a vender dólares para criar um mercado de câmbio

Cuba começará a vender dólares à população, a partir desta terça-feira (23), informaram autoridades, 20 dias depois que bancos e casas de câmbio começaram a comprar moeda estrangeira a 120 pesos cubanos, com a intenção de construir um mercado de câmbio.

“Vamos começar a vender moeda estrangeira a partir de amanhã (hoje)”, disse o ministro da Economia, Alejandro Gil, durante o programa de televisão estatal Mesa Redonda.

A medida visa “construir um mercado cambial” no país “que permita uma troca legal de moeda, avançando no sentido de conferir maior poder de compra à moeda nacional”, disse Gil.

Com a intenção de arrebatar dólares do mercado informal, em 4 de agosto, bancos e casas de câmbio começaram a comprar dólares a 120 pesos cubanos por dólar, uma taxa que na época era semelhante à vigente no mercado informal.

A venda de dólar estava suspensa desde junho de 2021, por falta de liquidez. O preço da moeda americana disparou quase cinco vezes no mercado paralelo, depois que o governo colocou em vigor uma reforma financeira, em janeiro daquele ano, com a qual atrelou a moeda a 24 pesos cubanos.

Há três semanas, as autoridades explicaram que, sem ter moeda estrangeira para vender, tinham que começar apenas com a compra.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s