Travessia de migrantes no Canal da Mancha bate recorde em 24 horas

Cerca de 1.295 migrantes cruzaram o Canal da Mancha em pequenas embarcações na segunda-feira (22). para alcançar as costas inglesas, o maior número registrado em apenas um dia, informou o ministério britânico da Defesa.

Os migrantes fizeram a travessia em 27 pequenas embarcações. Como o novo recorde, o número total de pessoas completaram a viagem perigosa entre a França e o Reino Unido em 2022 chegou a 22.670.

O recorde anterior para apenas um dia era de 1.185 pessoas, registrado em 11 de novembro de 2021.

No ano passado inteiro, as autoridades do Reino Unido interceptaram e desembarcaram 28.526 pessoas que tentavam atravessar a movimentada via marítima. Um relatório parlamentar britânico recente calculou que o total pode alcançar 60.000 pessoas este ano.

As travessias têm tensionado as relações entre Londres e Paris, depois de o governo do Reino Unido acusar a França de não fazer o suficiente para interromper as tentativas de viagens. E também têm sido um desafio para o governo do Reino Unido, que prometeu mais controle nas fronteiras após deixar a União Europeia.

Recentemente, o país endureceu leis contra os grupos de traficantes de seres humanos responsáveis pelas travessias. Mas o polêmico plano para enviar alguns migrantes a Ruanda foi interrompido por uma série de ações legais.

O governo britânico defendeu o plano como algo necessário devido ao elevado custo para processar os pedidos de asilo e abrigar os migrantes.

Ao menos 203 pessoas morreram ou desapareceram desde 2014, em terra ou mar, nas tentativas de chegar ao Reino Unido a partir da costa norte da França, incluindo 27 em um naufrágio no fim de 2021, segundo a Organização Internacional das Migrações.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s