Zelensky promete redominar a Crimeia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, prometeu nesta terça-feira restaurar o domínio ucraniano sobre a Crimeia, anexada à Rússia, uma medida que, segundo ele, ajudaria a restabelecer “a lei e a ordem mundiais”.

Ele disse em uma conferência internacional sobre a Crimeia que recuperar o controle da península – tomada e anexada pela Rússia em 2014 em um movimento não reconhecido pela maioria dos outros países – seria o “maior passo anti-guerra”.

“Tudo começou com a Crimeia e terminará com a Crimeia”, disse Zelensky em um discurso de abertura da Plataforma da Crimeia, um fórum que busca restaurar a integridade territorial da Ucrânia e acabar com a anexação da Crimeia pela Rússia.

Apelando à vitória sobre a Rússia, ele disse: “É necessário libertar a Crimeia da ocupação… Esta será a ressurreição da lei e da ordem mundial”.

Zelensky disse que representantes de cerca de 60 estados e organizações internacionais participaram da cúpula, incluindo cerca de 40 presidentes e primeiros-ministros, entre eles Boris Johnson, Olaf Scholz e Emmanuel Macron.

Quase todos participaram online, mas o presidente polonês Andrzej Duda compareceu pessoalmente. Ele pediu aos líderes globais que não fechem os olhos ao que descreveu como agressão russa e disse que não poderia haver retorno aos negócios como de costume com Moscou.

“A Crimeia era, continua e será parte da Ucrânia, assim como Gdansk é parte da Polônia, Nice é parte da França, Colônia é parte da Alemanha e Roterdã é parte da Holanda”, disse Duda.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s