Em debate, Bolsonaro diz que governo Lula foi o mais corrupto da história; petista acusa o presidente de destruir país

No primeiro debate das eleições de 2022, o presidente Jair Bolsonaro disse para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o governo do petista foi o mais corrupto da história. Lula rebateu e acusou Bolsonaro de estar destruindo o país.

Também participam do debate os candidatos Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Felipe d’Avila(Novo) e Soraya Thronicke (União). O evento foi organizado pelo grupo Bandeirantes, Folha de S. Paulo, Uol e TV Cultura.

Inicialmente, o sorteio havia definido que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente Jair Bolsonaro (PL) ficariam lado a lado no estúdio. Mas, no início da noite deste domingo, a organização do evento mudou a posição dos dois. Lula e Bolsonaro são os mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto, respectivamente.

A interação entre Lula e Bolsonaro ocorreu no momento do debate em que candidatos formulavam perguntas para os adversários. Bolsonaro decidiu fazer uma pergunta para Lula e escolheu o tema corrupção.

Bolsonaro lembrou os casos de corrupção investigados na Petrobras. “O senhor quer voltar para quê?”, questionou Bolsonaro. “Para continuar fazendo a mesma coisa na Petrobras?”, continuou.

No início de sua resposta, Lula comentou: “Era preciso ser ele [Bolsonaro] para me perguntar. E eu sabia que essa pergunta viria.”

Na sequência, o ex-presidente listou medidas de seus mandatos que, segundo Lula, foram tomadas para o combate à corrupção. Ele falou, entre outros, da criação do portal da transparência, de aprimoramento do papel de fiscalização da Controladoria-Geral da União e a aprovação das leis de acesso à informação, anticorrupção, e contra o crime organizado.

Na réplica, Bolsonaro disse: “O seu governo foi marcado pela cleptocracia. Ou seja, um governo feito à base de roubo. E essa roubalheira era pra conseguir apoio dentro do parlamento. Não era apenas para o ex-presidente Lula. Era para ele também conseguir apoio dentro do parlamento. Assim sendo, nada justifica sua resposta mentirosa que você deu nessa questão. Sim, o seu governo foi o governo mais corrupto da história do Brasil”, afirmou o presidente.

Na tréplica, Lula não falou de corrupção, mas de realizações de seus dois mandatos. Ele disse que foi em seu governo que a Petrobras “ganhou o tamanho que ganhou”, com capitalização de R$ 70 bilhões. Falou que seu governo teve a marca da inclusão social, da geração de emprego, do aumento do salário mínimo, investimento na agricultura familiar, criação de universidades públicas, entre outros.

Em seguida, Lula emendou:

“Esse país, que 20 vinte milhões de empregos com carteira assinada, é um país que o atual presidente está destruindo. Está destruindo porque ele adora bravata. Adora dizer números que não existem e adora achar que o povo que está aí ouvindo acredita no que ele fala. Portanto, o país que eu deixei é um país que o povo tem saudade. É o país do emprego, é o país em que o povo tinha o direito de viver dignamente de cabeça erguida”, rebateu Lula.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s