Novos vestígios de óleo são encontrados no litoral pernambucano

Após o aparecimento de vestígios de óleo no litoral pernambucano, uma vistoria nas faixas de areia dos municípios do litoral norte e sul foi realizada neste domingo (28) por equipes de órgãos ambientais. Durante os trabalhos, foram encontrados vestígios em praias dos municípios de Sirinhaém, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Recife, Olinda, Paulista, Igarassu, Itamaracá e Goiana. No balanço, as equipes informaram que o óleo, inclusive, alcançou o estado da Paraíba. Os novos vestígios surgiram na costa pernambucana desde a última quinta-feira (25).

As praias do litoral norte pernambucano foram os lugares onde as equipes acharam o maior volume do material, que encontra-se disposto pela faixa de areia tanto em pequenos fragmentos, quanto em formato de “bolotas”. As amostras dos materiais recolhidos já estão em análise no Laboratório de Compostos Orgânicos em Ecossistemas Costeiros e Marinhos (OrganoMAR), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

As equipes que participaram do monitoramento deste domingo foram da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas-PE), da CPRH, do Ibama e da Marinha do Brasil.

Uma nova reunião de monitoramento com órgãos ambientais está marcada para esta segunda-feira (29), às 10h, no auditório da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). As vistorias vão contar com o apoio aéreo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que realizará sobrevoo de análise da costa e do alto mar.

A Semas reforça a necessidade de que as prefeituras das cidades litorâneas intensifiquem as equipes de limpeza em suas respectivas praias. A secretaria orienta que caso encontrem material semelhante ao óleo, que façam registros fotográficos e comuniquem à CPRH através do contato (81) 99488-4453 e e-mail comunicacao@cprh.pe.gov.br. Além disso, foi pedido que os municípios façam o recolhimento e a destinação deste tipo de resíduo para aterro sanitário industrial.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s