Fábrica é interditada após pelo menos dez cães morrerem depois de consumo de petiscos

Pelo menos dez cães morreram após ingestão de petiscos da marca Bassar Pet Food. Nesta sexta-feira (2), o Ministério da Agricultura interditou a empresa, que funciona em São Paulo, após a confirmação de que três produtos produzidos pela fábrica podem estar causando mortes de animais.

Os petiscos ‘Everyday’, ‘Dental Care’ e ‘Petz Snack Cuidado Oral’ foram apontados como causadores da intoxicação. Os lotes distribuídos pela empresa no Brasil estão sendo recolhidos por determinação do ministério.

Dos animais que morreram em decorrência da intoxicação, oito são de Minas Gerais e dois de São Paulo. Os cachorros intoxicados apresentaram inicialmente um quadro de desconforto abdominal, cansaço repentino, diarreia, vômito e convulsões.

Análises da Polícia Civil, feitas com o petisco da empresa, entregue por um tutor de cachorro que foi intoxicado, identificaram a substância monoetilenoglicol, que foi identificada na contaminação das cervejas Backer em 2020. A substância também foi encontrada na autópsia realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em um cachorro que morreu em decorrência da intoxicação.

De acordo com a empresa, os produtos citados foram enviados para análise no laboratório no Centro de Qualidade Analítica. O resultado deve ser divulgado nos próximos dias. A Bassar ainda informou que está tomando todas as providências necessárias.

“A empresa informa que vem tomando todas as providências para esclarecimento do fato desde o dia em que recebeu o primeiro relato de possível intoxicação. A Bassar reforça que não há nenhum laudo conclusivo sobre a causa das mortes dos cães e está segura da excelência e da segurança de seus processos de fabricação”, diz a nota da empresa.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s