Ucrânia lança contra-ofensiva relâmpago no leste e coloca Rússia em posição delicada

As forças militares da Ucrânia conseguiram retomar territórios no nordeste do país que haviam sido ocupados por tropas russas nesta sexta-feira (9).

A Rússia não se pronunciou sobre os acontecimentos durante um dia inteiro, mas no fim reconheceu que uma seção da linha de frente em Kharkiv foi empurrada.

Kharkiv é a segunda maior cidade da Ucrânia.

As forças de Kiev também “libertaram várias cidades” no sul e avançaram nas áreas de Kramorsk e Slovinsk, localizadas no Donbass, de acordo com um dirigente de governo ucraniano.

Rússia reconhece as derrotas

Até mesmo um dirigente das forças de ocupação da Rússia afirmou que o avanço ucraniano foi muito forte e muito rápido, de acordo com a agência Reuters.

“O inimigo está sendo retardado o máximo possível, mas diversas posições de guerra já foram tomadas pelas forças ucranianas”, disse Vitaly Ganchev, líder da administração regional de Kharkiv que é apoiada pela Rússia.

Em uma transmissão pela TV, ele afirmou que a administração da ocupação tenta retirar os civis das cidades (inclusive de Izium, onde funciona a principal base logística da Rússia na região).

Volodymyr Zelensky, o presidente da Ucrânia, disse que as forças do país liberaram mais de 30 povoados na região de Kharkiv até o omento, e que ainda há lutas nas regiões do Donbass e no sul da Ucrânia.

Oleksiy Arestovych , um assessor de Zelensky, disse em um vídeo publicado no YouTube que os russos em Izium estão quase totalmente isolados. Ele afirmou também que centenas de russos morreram e outras centenas de russos foram capturados.

A Rússia tomou cerca de um quinto do território da Ucrânia desde o começo da invasão, em 24 de fevereiro.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s