Terremoto de magnitude 7,6 atinge Papua-Nova Guiné

Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu o leste de Papua-Nova Guiné. Um alerta para risco de tsunami chegou a ser emitido pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos, mas foi posteriormente retirado. O evento sísmico foi registrado às 9h46 (horário local) de domingo, 11, e o epicentro foi localizado a 63 quilômetros da cidade montanhosa de Kainantu.

Um vídeo flagrou o momento exato do tremor. Pelas redes sociais, moradores também compartilharam imagens da destruição provocada pelo abalo. Algumas estradas apresentaram rachaduras e edifícios ficaram danificados. Um exemplo foi a Universidade de Goroka, a cerca de 80 km do epicentro, cujas paredes se racharam e janelas e grades se quebraram com o impacto do terremoto. Apesar dos danos materiais, segundo as autoridades locais, não foram identificadas vítimas.

A ilha da Nova Guiné, cuja metade ocidental pertencente à Indonésia, fica no “Anel de Fogo do Pacífico”, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica que é abalada por cerca de 7 mil tremores a cada ano, a maioria deles moderados.

Uma série de terremotos vem atingindo a região nos últimos dias. No sábado, ao menos três tremores foram sentidos na ilha de Nova Guiné, cuja parte da área ainda pertence ao território de Papua-Nova Guiné. Em fevereiro de 2018, um terremoto de magnitude 7,5 deixou mais de 145 mortos e centenas de feridos em uma área montanhosa remota do país.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s