Datafolha: 44% reprovam governo Bolsonaro; aprovação é de 30%

Pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (15), contratada pela Globo e pela “Folha de S. Paulo”, aponta que o presidente Jair Bolsonaro (PL) é reprovado por 44% dos brasileiros, enquanto 30% o aprova. Os que consideram a gestão regular são 25%.

Em relação à pesquisa anterior, divulgada em 9 de setembro, as avaliações apenas oscilaram dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Os que reprovam eram 42% e agora são 44%; os que reprovam eram 31% e agora são 30%. Os regulares permaneceram com a mesma porcentagem.

Quando comparado o cenário atual com o fim do ano passado, no entanto, o presidente aparece em uma posição mais confortável no momento. Em dezembro de 2021, 53% dos entrevistados consideram o governo ruim ou péssimo, ante 22% que classificam o presidente como ótimo ou bom.

Mesmo assim, Bolsonaro aparece como o presidente que tenta a reeleição com pior avaliação em períodos semelhantes.

A taxa de reprovação a Bolsonaro é mais alta entre as mulheres do que entre os homens (47%, ante 40%), entre os católicos do que entre os evangélicos (46%, ante 29%), entre moradores do Nordeste (51%), entre moradores das regiões metropolitanas do que entre os moradores do interior (48%, ante 40%), entre os que se autodeclaram pretos (54%) e entre os desempregados (53%).

Por outro lado, a avaliação positiva à gestão Bolsonaro é mais alta entre os homens do que entre as mulheres (33%, antes 27%), entre os que possuem renda familiar mensal de mais de 5 a 10 salários mínimos (38%), entre empresários (53%), entre os moradores do Sul (38%) e entre os evangélicos (44%).

Entre os eleitores que recebem ou moram com beneficiários do Auxílio Brasil, os índices de avaliação do governo Bolsonaro são próximos aos observados na média nacional: 42% reprovam a gestão Bolsonaro (eram 42% na semana passada), 31% avaliam como regular (eram 27% na semana passada) e 25% a aprovam (eram 29% na semana passada).

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s