Lula faz campanha em Porto Alegre e chama de ‘vergonha nacional’ dados sobre alfabetização de crianças

O ex-presidente e candidato do PT ao Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva, participou de atos de campanha no início da noite desta sexta-feira (16) em Porto Alegre. Ele classificou de “vergonha nacional” os dados sobre alfabetização de crianças divulgados mais cedo pelo Ministério da Educação.

De acordo com números do Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb), a porcentagem de crianças do 2º ano do ensino fundamental que ainda não sabem ler e escrever nem mesmo palavras isoladas (como “mesa” e “vovô”) mais do que dobrou de 2019 a 2021.

“Não existe na história da humanidade nenhum país que evoluiu sem antes ter investido na educação. Então o que aconteceu com o Ideb hoje é uma vergonha nacional”, afirmou Lula em entrevista coletiva em um hotel da capital do Rio Grande do Sul.

Lula defendeu o período em que foi presidente, entre 2003 e 2010, e disse que a educação foi uma das prioridades de seus mandatos.

“Nós distribuímos 16 milhões de livros didáticos pro ensino médio nesse país, e no tempo que eu e a Dilma éramos presidentes, o MEC era o principal comprador de livros do mundo. Uma demonstração de que a gente tinha respeito, não apenas pelas crianças, mas pelo futuro desse país, coisa que se perdeu”, disse.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s