A lenta renovação das moedas e cédulas britânicas após a morte da rainha

Durante o longo reinado de Elizabeth 2ª, o lado direito de seu rosto estava estampado em cédulas, moedas, selos e caixas de correio. Após sua morte, o sucessor, Charles 3º, será retratado mostrando o lado esquerdo. Especialistas avaliam que a mudança poderá custar em torno de 350 milhões de libras esterlinas (2 bilhões de reais), e levar vários anos até ser concluída.

O Banco da Inglaterra calcula que o custo para produzir cada cédula bancária é de 0,07 a 0,08 libra. Existem em torno de 4,7 bilhões de cédulas em circulação no Reino Unido. O custo para substituí-las é calculado em 350 milhões de libras, segundo Joe Trewick, do portal de internet The Coin Expert, voltado para colecionadores.

“A Royal Mint [Casa da Moeda britânica] não revela quanto custa produzir novas moedas, mas com 29 milhões delas atualmente em circulação, podemos presumir que o custo total será de vários milhões de libras”, disse Trewick à DW. “Deve-se levar em conta que esse custo não será pago antecipadamente.”

Sem mudanças drásticas
“Levou em torno de oito anos para a rainha Elizabeth 2ª aparecer na primeira cédula após sua ascensão ao trono; cronogramas semelhantes devem ser adotados no caso do rei Charles 3º. Além disso, é provável que o Banco da Inglaterra e a Royal Mint já tenham se preparado há algum tempo para isso, de modo que alguma verba já estará reservada, sem dúvida”, explicou Trewick.

O presidente do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, afirmou em comunicado que “as cédulas atuais com a efígie de Sua Majestade a Rainha continuarão sendo a moeda corrente”. A instituição informou que fornecerá atualizações sobre a futura moeda após o fim do período de luto oficial de pelo menos dez dias.

Anne Jessopp, diretora executiva chefe da Royal Mint, comentou que “o legado notável da monarca de reinado mais longevo da Grã-Bretanha viverá ainda por muitos anos”.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s