Em discurso na ONU, Zelensky pede punição pela invasão russa à Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, teve um discurso gravado exibido nesta quarta-feira (21) na Assembleia Geral de ONU. Ele afirmou que um crime foi cometido contra sua nação e que pede uma “punição justa” para a Rússia pela guerra.

Zelensky listou algumas condições inegociáveis para a paz:

Punição pela agressão russa;
Proteção da vida de todas as formas possíveis previstas na Carta das Nações Unidas;
Restauração da segurança da Ucrânia e da integridade territorial;
Garantia de segurança à nação;
Determinação para lutar.

Sua fala foi gravada porque o ucraniano preferiu não deixar Kiev, já que seu país continua enfrentando a invasão por forças russas.

“O que não está na nossa fórmula é a neutralidade”, disse o líder ucraniano. “Aqueles que falam de neutralidade quando valores humanos e paz estão sob ataque.”

As penalidades que Zelensky pede contra a Rússia incluem a proibição de votar em órgãos internacionais e exercer seu veto no Conselho de Segurança da ONU. “As sanções contra o agressor fazem parte da fórmula de paz”, disse o presidente ucraniano, ao apresentar seu caminho para alcançar a paz na Ucrânia.

“A Ucrânia quer paz. A Europa quer paz. O mundo quer paz. E vimos quem é o único que quer a guerra. Há apenas uma entidade entre todos os estados membros da ONU que diria agora se pudesse interromper meu discurso que está feliz com esta guerra, com sua guerra”, disse.

Zelensky também mencionou as conversações de paz entre seu governo e o de Vladimir Putin. “Provavelmente vocês escutaram outras palavras da Rússia sobre as conversações, como se eles estivessem prontos para isso”, afirmou.

“Entretanto, eles falam sobre as conversações, mas anunciam mobilização militar. Eles falam sobre as conversações, mas anunciam ‘pseudoreferendos’ nos territórios ocupados da Ucrânia, afirmou o líder. “Eu excluo que o acordo possa acontecer com bases diferentes [das estabelecidas pela] fórmula de paz ucraniana.”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s