Baleia-jubarte é encontrada morta na praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho

Uma baleia-jubarte foi encontrada morta na praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, no Litoral Sul de Pernambuco, na última terça-feira (20). O animal estava em estado de decomposição, segundo contou à reportagem o ambientalista voluntário Adriano Artoni.-

“Ela vinha em decomposição avançada entre três e cinco dias. Pedaços dela foram parar nas praias de Candeias, de Barra de Jangada, até ela encalhar no Paiva. Ali tem muitas dunas de areia no mar, e como o mar secou, facilitou para ela encalhar”, explicou o funcionário da Secretaria de Meio Ambiente de Jaboatão dos Guararapes.

Ainda de acordo com Artoni, a baleia, provavelmente, é uma fêmea adulta, com 12,7 metros e aproximadamente dez toneladas. Não foi possível saber a causa da morte. No entanto, amostras da baleia como tecido, músculo e gordura foram coletados para estudos de especialistas do Centro de Conservação de Mamíferos Aquáticos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CMA-ICMBio) e para o Laboratório de Estudos Herpetológicos e Paleoherpetológicos (LEHP) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Como o animal de grande porte foi encontrado em uma praia de seu território, a prefeitura do Cabo de Santo Agostinho foi acionada para fazer o procedimento de retirada da baleia e destiná-la a um local correto. Artoni explica que nessas ocasiões, os animais são em valas na praia, onde podem ser facilmente encontrados para outros estudos, além de virar alimento para as demais espécies marinhas.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s