Novos ataques são registrados em Kiev

Na segunda-feira (10), depois de mais de três meses sem ataques, Kiev voltou a ser fortemente bombardeada pela Rússia . Em uma das piores investidas contra a capital ucraniana desde o começo da guerra, iniciada em fevereiro, 14 civis morreram e 97 ficaram feridos, e mísseis foram disparados no centro da capital ucraniana. Moscou atacou ainda outras cidades grandes do país, indicando uma nova fase de escalada do conflito, que já dura sete meses e meio.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que os mísseis foram uma resposta ao bombardeio, no sábado (8), de uma ponte na Crimeia, a península ucraniana anexada pela Rússia em 2014. Putin acusou a Ucrânia pela autoria da explosão e ameaçou com uma onda de novas investidas.

Nesta terça-feira (11), a agência de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que o bombardeio da Rússia a Kiev na segunda-feira (10) “aparentam ter alvejado infraestruturas civis”, o que indica violação de leis internacionais.

Por conta da nova ofensiva de Moscou, líderes do G7 – o clube das nações mais ricas do mundo, que recentemente excluiu a Rússia – anunciaram uma cúpula virtual de emergência, que acontecerá nesta terça-feira com a participação de Zelensky.

O ataque de segunda-feira surpreendeu por ter acontecido na capital ucraniana, que, apesar de ter sofrido intensos bombardeios ​​no início da guerra, vive em relativa calma desde o fim de abril. À época, a Rússia abandonou uma investida contra Kiev por causa da forte resistência ucraniana, impulsionada pelo recebimento armas ocidentais.
Mas, segundo Zelensky, os ucranianos já se preparavam para a possibilidade de retaliação de Vladimir Putin, por conta do ataque à ponte da Crimeia no fim de semana. Sirenes alertaram para ataques aéreos em todo o país.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s