Vice-diretor de usina nuclear na Ucrânia foi sequestrado, diz empresa

A empresa estatal de energia nuclear da Ucrânia, a Energoatom, disse que um vice-diretor geral da usina de Zaporizhzhia foi sequestrado.

Em uma publicação em seu canal no Telegram, a companhia afirmou que “terroristas russos sequestraram o vice-diretor geral de recursos humanos da central nuclear de Zaporizhzhia, Valeriy Martyniuk, [e estão] mantendo-o em um local desconhecido”.

A Energoatom pontuou ainda que os russos queriam os arquivos pessoais da usina “para forçar a equipe ucraniana a trabalhar para a Rosatom [operadora nuclear da Rússia] o mais rápido possível”.

“Apelamos ao diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Grossi, e a toda a comunidade mundial para que tomem todas as medidas possíveis para a libertação imediata de Valeriy Martyniuk do cativeiro dos ocupantes russos”, adicionou a empresa.

No início deste mês, o diretor-geral da usina foi detido, mas foi liberado mais tarde. Agora, está em território ucraniano.

O departamento de Inteligência de Defesa do Ministério da Defesa da Ucrânia alega que as forças russas na usina estão forçando os funcionários a assinar contratos com a Rosatom.

O departamento observou que “representantes das Forças Armadas da Federação Russa e da administração da ocupação continuam a pressionar os funcionários da estação. Os ocupantes aplicam as chamadas ‘medidas de filtragem’ a alguns funcionários e suas famílias. Eles são obrigados a obter oficialmente passaportes russos e assinar contratos com a Rosatom”.

Ele também informou que as forças de ocupação continuam mantendo todas as seis unidades da usina em “estado frio”. O fornecimento de energia para a planta, incluindo os sistemas de segurança, está sendo fornecido por uma linha de energia externa.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s