Kim anuncia que Coreia do Norte disparou mais dois mísseis em teste para dar aviso claro a ‘inimigos’

Num novo teste, o líder norte-coreano Kim Jong Un liderou o disparo de dois mísseis estratégicos de longo alcance nesta quarta-feira (12), informou a agência estatal KCNA na manhã desta quinta, pela hora local.

Enfatizando que o teste foi outro aviso claro para seus “inimigos”, o líder Kim disse que o país “deve continuar a expandir a esfera operacional das forças armadas estratégicas nucleares para impedir resolutamente qualquer crise militar crucial e crise de guerra a qualquer momento”, de acordo com a KCNA.

A KCNA também disse que os dois mísseis da Coreia do Norte testados na quarta-feira voaram por 10.234 segundos para “atingir claramente o alvo a 2.000 km (1.240 milhas) de distância”.

O lançamento dos dois mísseis de cruzeiro foi “destinado a aumentar ainda mais a eficiência e o poder de combate (dos mísseis) … para a operação de armas nucleares táticas e reconfirmar a confiabilidade e a segurança técnica do sistema geral de aplicação operacional”, acrescentou.

Na segunda-feira, a KCNA já havia publicado que os recentes lançamentos de mísseis norte-coreanos foram todos exercícios “táticos nucleares” assistidos pessoalmente por Kim Jong Un.

Em um congresso do partido em janeiro de 2021, Kim esboçou um plano militar de cinco anos no qual delineou o desenvolvimento de armas nucleares menores e mais leves para “usos mais táticos”.

Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos intensificaram os exercícios navais combinados nas últimas semanas, irritando o Norte, que vê os exercícios como um ensaio de invasão e os usa para justificar seus lançamentos de mísseis.

O país revisou suas leis nucleares em setembro, contemplando uma ampla gama de cenários em que poderia usar suas armas nucleares, com Kim declarando a Coreia do Norte uma potência nuclear “irreversível”, fechando a possibilidade de um diálogo sobre sua desnuclearização.

De acordo com a KCNA, o aumento nos testes recentes foi uma resposta às manobras dos três países.

Na semana passada, Pyongyang disparou um míssil balístico de alcance intermediário contra o Japão, enquanto autoridades e analistas dizem que concluiu os preparativos para um novo teste nuclear.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s