Metade dos países não está preparada para catástrofes naturais, alerta ONU

Metade dos países do mundo não tem condições de enfrentar as catástrofes naturais devido à falta de sistemas de alerta de riscos que permitam antecipar os desastres, alerta a ONU.

Os países em desenvolvimento estão em condições ainda piores, apesar de estarem na linha de frente da mudança climática, afirma um relatório publicado por duas agências da ONU, o Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR) e a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Menos da metade dos países em desenvolvimento e apenas um terço dos pequenos Estados insulares em desenvolvimento possuem sistema de alerta antecipado de múltiplos riscos.

“O mundo não está investindo na proteção da vida e dos meios de subsistência das pessoas na linha de frente. As pessoas que menos contribuíram para a crise climática estão pagando o preço mais elevado”, afirmou o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, em um vídeo de apresentação do relatório.

“Populações inteiras são surpreendidas por catástrofes climáticas em cascata porque não há mecanismos para preveni-las”, acrescentou.

Muitos sistemas de alerta cobrem apenas um tipo de catástrofe natural, como inundações ou ciclones, mas a ONU destaca que é mais do que nunca investir em sistemas de riscos múltiplos.

Tais sistemas podem, por exemplo, avisar a população sobre o risco de liquefação do solo após um terremoto ou um deslizamento de terra, ou alertar sobre uma ameaça epidemiológica após chuvas intensas.

No Dia Mundial da Meteorologia, em 23 de março, a ONU anunciou a intenção de que todos habitantes do planeta contem com a proteção de um sistema de alerta contra fenômenos climáticos extremos e o aquecimento global em um prazo de cinco anos.

A OMM apresentará um plano de ação para alcançar a meta na próxima conferência do clima da ONU, a COP27, que acontecerá em novembro no Egito.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s