Quatro emergências de saúde ameaçam as Américas, alerta OPAS

A região das Américas está ameaçada por quatro emergências de saúde – cólera, poliomielite, covid-19 e varíola do macaco -, embora as duas últimas apresentem tendências de queda, alertou a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) nesta quarta-feira (12).

“Há quatro emergências de saúde que ameaçam nossa região”, disse a diretora da OPAS, Carissa Etienne, em uma coletiva de imprensa virtual.

“O ressurgimento da cólera no Haiti é um lembrete da rapidez com que as doenças podem se espalhar”, alertou, lembrando que há poucos meses aquele país caribenho estava prestes a ser declarado livre dessa doença.

Covid em fase de controle

Em relação à pandemia de covid-19, as tendências de queda em todo o mundo e nas Américas “são um sinal encorajador de que podemos estar passando da fase aguda da pandemia para uma fase de controle sustentado”, declarou a diretora da OPAS.

Ainda assim, “a pandemia segue conosco”, insistiu. Prova disso, na semana passada foram registrados mais de 178 mil novos casos na região, onde mais de 70% das pessoas foram totalmente vacinadas contra a covid-19.

A OPAS enfatizou a importância de melhorar as taxas de vacinação, especialmente entre os mais vulneráveis, e fortalecer a vigilância epidemiológica.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s