Lula diz querer transformar voto de nordestinos contra Bolsonaro em ‘questão de honra’

O candidato do PT à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta sexta-feira (14), durante campanha em Pernambuco, que decidiu “provocar” os nordestinos a “transformar o voto contra Bolsonaro numa questão de honra” depois que o presidente da República associou a vitória do petista no primeiro turno ao analfabetismo na região.

A declaração do presidente Jair Bolsonaro (PL) aconteceu durante uma “live”, na semana passada. Ele comentava uma notícia sobre a vitória de Lula em estados com alta taxa de analfabetismo quando afirmou:

“Uma notícia importante, pessoal: ‘Lula venceu em nove dos dez estados com maior taxa de analfabetismo’. Vocês sabem quais são esses estados? São do nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta o mais grave nesses estados. Outros dados econômicos agora também são inferiores nessas regiões.”

Desde então, em seus discursos, Lula tem usado a declaração para atacar Bolsonaro.

“Depois que o meu adversário foi num discurso, ou numa ‘live’, que ele fez dizer que o povo nordestino vota em mim porque o povo nordestino é analfabeto, eu resolvi provocar o povo nordestino para transformar o voto contra o Bolsonaro numa questão de honra”, afirmou Lula durante entrevista a jornalistas em Recife.

Em Pernambuco, estado em que nasceu, Lula obteve 65,27% dos votos válidos no primeiro turno, enquanto Bolsonaro teve 29,91%.

A campanha no Recife nesta sexta faz parte da agenda de compromissos de Lula no Nordeste e ocorre um dia após Bolsonaro visitar a cidade. O petista ironizou a passagem de Bolsonaro por Recife.

“Como ele [Bolsonaro] já não gostava de negro, não gosta de mulher, não gosta de sindicado, não gosta de prefeito, não gosta de governador, agora ele disse que não gosta de nordestino. É por isso que o ato que ele fez ali foi um fiasco, aqui em Pernambuco. Porque ele é um cidadão que não sabe respeitar o mínimo de sensibilidade do ser humano”, disse Lula.

Após entrevista a jornalistas, o ex-presidente fez uma caminhada pelas ruas do Recife.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s