Em ato no Piauí, Bolsonaro usa sigla CPX, de comunidades do Rio, para atacar Lula

Candidato à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpriu agenda de campanha na manhã deste sábado (15) em Teresina (PI). Em discurso dirigido a seus apoiadores, Bolsonaro se referiu à sigla CPX, usada em comunidades do Rio de Janeiro, para atacar o ex-presidente Lula (PT).

No último dia 12, Lula participou de um ato no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, e usou um boné com a sigla CPX. Apoiadores de Bolsonaro, então, passaram a disseminar fake news contra Lula, afirmando que o candidato petista havia manifestado apoio a integrantes de organizações criminosas.

A sigla CPX é, na verdade, a abreviação da palavra “complexo” – uma referência a “complexo de favelas”, expressão usada para denominar regiões com concentrações de comunidades, como CPX Alemão, CPX Penha, CPX Maré e CPX Salgueiro.

Ao discursar neste sábado, Bolsonaro atacou Lula e mencionou a sigla: “[Lula] não olhou para o seu povo, não olho para os mais pobres. […] Olhou apenas para os seus amigos, os seus cupinchas, os seus CPX e nada fez pela nossa pátria.”

Ao todo, no primeiro turno, Bolsonaro recebeu 51 milhões de votos (43,2%) e ficou atrás do ex-presidente Lula, que recebeu 57 milhões de votos (48,4%). O segundo turno está marcado para o próximo dia 30.

Conforme a apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro obteve no Piauí no primeiro turno 406 mil votos (19,9%), enquanto Lula recebeu 1,5 milhão de votos (74,2%).

Bolsonaro ficou hospedado no Hotel de Trânsito de Oficiais, na Zona Norte de Teresina, e, pela manhã seguiu para o ato com apoiadores em um centro de convenções, na Avenida dos Expedicionários, Zona Leste da cidade. O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, participou do ato.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s